• BVO

Glaucoma: Mitos e verdades

Uma das maiores causas de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é uma doença assintomática e, muitas vezes, apenas em estágios mais avançados o paciente apresenta sintomatologia. Veja alguns mitos e verdades.

Mitos e Verdades:

» O paciente percebe os sintomas

Mito. Na maioria dos casos, o glaucoma de ângulo aberto, a forma mais comum de glaucoma, desenvolve-se lentamente no decorrer de anos, sem ocasionar nenhum sintoma.

» Crianças podem ter glaucoma

Verdade. As crianças podem ter o chamado glaucoma congênito ou glaucoma infantil ou de desenvolvimento. Ambos são raros e podem se instalar após o nascimento ou até mesmo intraútero. As manifestações clínicas aparecem geralmente no decorrer do primeiro ano de vida e se caracterizam pelo globo ocular aumentado, alterações na transparência da córnea, que fica branco-azulada, lacrimejamento e fotofobia. Não necessariamente estão presentes todos esses sinais.

» Antecedente familiar é um dos fatores para o desenvolvimento da doença

Verdade. Ninguém sabe ao certo o que causa o glaucoma, mas os maiores fatores de risco são: histórico familiar, pressão do olho elevada, idade avançada (pessoas com mais de 60 anos), alto grau de miopia, tratamento contínuo com esteroides e descendência africana.

» O glaucoma pode deixar a pessoa cega

Verdade. A doença provoca lesões no nervo óptico e, consequentemente, leva à perda gradativa da visão, uma vez que esse nervo é responsável pela comunicação entre o olho e o cérebro. É a causa mais frequente de cegueira irreversível no mundo.

» É possível prevenir o glaucoma

Mito. Não há como prevenir o glaucoma, porém, pode-se evitar a perda da visão com diagnóstico precoce e tratamento adequado com uso de colírios. Um exame completo inclui a medição da pressão intraocular e avaliação tanto do ângulo do olho (sistema e drenagem do olho) quanto do nervo óptico. Além disso, outros testes, como o de campo visual e utilização de aparelhos digitais e imagem para verificação da presença e extensão da lesão glaucomatosa, podem ser necessários.

» Quando se opera o glaucoma o problema da pressão está resolvido

Mito. Na maioria das vezes, ocorre o equilíbrio da pressão em um nível seguro, não precisando do uso de colírios. Mas, alguns pacientes podem apresentar difícil controle mesmo após a cirurgia, necessitando manter os colírios ou até mesmo

um novo procedimento cirúrgico.

» O risco de sofrer de glaucoma diminui com a idade

Mito. O risco de ter glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comum após os 40 anos. Além disso, pessoas com casos de glaucoma na família têm risco maior de apresentar a doença. Portanto, os adultos com histórico familiar devem ser examinados anualmente pelo oftalmologista e referir ao mesmo a presença de antecedentes familiares da doença.