EXAMES

No BVO  nossos pacientes realizam exames clínicos, pré e pós operatórios. Veja abaixo a lista de exames oferecidos.

- ABERROMETRIA:

Avalia detalhes nas aberrações ópticas que vão além dos vícios ou defeitos refracionais. O exame possibilita um tratamento personalizado nas cirurgias refrativa e de catarata, aprimorando os seus resultados

- ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA:

Este exame auxilia no diagnóstico das doenças da retina e coróide. Muito utilizado em pacientes diabéticos e outros acidentes vasculares oculares. O equipamento utiliza uma câmera fotográfica especial para tirar uma série de fotografias da retina e coróide podendo ser com ou sem injeção de contraste.

- AVALIAÇÃO DO FILME LACRIMAL

O filme lacrimal é composto de três camadas : a mais externa ou oleosa formada pela secreção das glândulas de Meibomio, Zeiss e Moll; a camada média, aquosa, pelas glândulas lacrimais (principal e acessória); e a camada mais interna, mucosa, formada pelasecreção das células caliciformes. O filme lacrimal é um elemento fundamental para integridade do globo ocular como também participa da qualidade da visão.

- BIOMETRIA ULTRASSÔNICA

O exame de Biometria Ultrassônica é realizado para determinar o valor da lente intraocular para implante em cirurgia de catarata. Como também determinar as medidas da câmara anterior e comprimento axial do olho.

- CAMPIMETRIA COMPUTADORIZADA

O exame de Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas doenças como o glaucoma e lesões intracranianas.

- CERATOSCOPIA COMPUTADORIZADA/ TOPOGRAFIA

Ceratoscopia Computadorizada também é chamada de Topografia da Córnea, mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura, permitindo o diagnóstico de doenças (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato e pré operatório da cirurgia da catara, refrativas, implantes intracorneanos (ANEL DE FERRARA / KERARING) e na orientação da qualidade refracional e retirada de suturas nos transplantes de córnea.

- CURVA TENSIONAL DIÁRIA

Este exame é necessário tanto para diagnóstico, quanto para monitoramento de pacientes com hipertensão ocular e follow-up do glaucoma.

- ECOGRAFIA A/B

Este exame auxilia no diagnóstico e diferenciação de tumores oculares. Substitui a oftalmoscopia quando opacificações dos meios oculares impedem a observação do fundo do olho. O aparelho de ultra-som utiliza ondas sonoras de baixa freqüência (8 a 10 MHz).

- GONIOSCOPIA

Este exame é mais importante para a classificação do glaucoma. Seio camelular de ângulo aberto, estreito ou fechado.

- MICROSCOPIA ESPECULAR DA CÓRNEA

Este exame fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa deste (formato, tamanho e densidade das células). É utilizada em pré-operatório de cirurgias intraoculares em geral, tais como a cirurgia da Catarata, do Glaucoma, de Transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.

- MAPEAMENTO DE RETINA

Este é um exame complementar (não faz parte da consulta normal), em que todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados. Difere da fundoscopia simples porque neste só as estruturas centrais do fundo do olho são observadas.

- PAM (POTENCIAL DE ACUIDADE VISUAL)

O exame PAM avalia o potência de visão do indivíduo. Pode ajudar no prognóstico visual da cirurgia da catarata e até em transplantes de córnea.

- PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA

Este exame mede a espessura da córnea. Pode ser realizado na área central (mais utilizado), paracentral e na periferia da córnea, fornecendo medidas em micra.

- RETINOGRAFIA

O registro de imagem da retina e do nervo óptico é o objetivo básico da retinografia simples. A foto documentação pode ser obtida em diversos campos e existem recursos atuais de captação panorâmica. Exame muito útil para segmento de doenças da retina e doglaucoma.

- TESTE DE LENTE DE CONTATO

Envolve uma consulta completa, orientação quanto ao tipo de lentes que lhe é mais adequado, testes de adaptação, fornecimento de lentes, instruções quanto ao manuseio, limpeza, assepsia e retorno para avaliação do estado das lentes e sua relação com o olho.

- TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA ( OCT )

É um dos mais recentes exames complementares utilizado no diagnóstico das doenças da retina e vítreo (polo posterior), como também da córnea e segmento anterior. De grande importância no pré-operatório da cirurgia da catarata. No glaucoma, estuda de forma precisa a espessura da camada de fibras nervosas do nervo óptico, permitindo um claro estadiamento da doença.

- TOMOGRAFIA ÓPTICA DE CÓRNEA

Este exame fornece imagens de alta definição da espessura da córnea (mapa paquimétrico), mapa topográfico, mapas de elevação anterior e posterior, índices de risco para ceratocone, software para adaptação de lentes de contato.

- TONOMETRIA DE APLANAÇÃO

É um exame que faz a medida da pressão ocular, fundamental para o diagnóstico de hipertensão/glaucoma. O tonômetro de sôpro (pneumático) é menos preciso e deve ser utilizado somente para triagem. Deve ser realizado como exame de rotina.