Oftalmopediatria

O QUE É?

É a especialidade que previne e trata as doenças oculares da infância.

 

A PARTIR DE QUE IDADE DEVE-SE LEVAR A CRIANÇA PARA CONSULTA OFTALMOLÓGICA?

 

 

A primeira consulta da criança é o Teste do Olhinho, que pode ser realizado a partir do primeiro dia de vida pelo oftalmopediatra ou pediatra. Por volta dos 3 meses, deve-se realizar o primeiro exame geral da criança, com avaliação da acuidade visual, motilidade ocular, refração (exame do grau) e fundoscopia.

 

COM QUE FREQUÊNCIA DEVE-SE EXAMINAR UMA CRIANÇA?

A criança não nasce com a visão definitiva. Ela vai desenvolvendo sua acuidade visual durante o crescimento. A avaliação dos olhos nessa fase deve ser anual, e um pouco mais frequente nos dois primeiros anos de vida, período onde a criança atinge 90% da sua visão final.

 

POR QUE A CRIANÇA GERALMENTE DILATA A PUPILA?

 

A dilatação da pupila tem duas contribuições principais no exame: a paralisação da acomodação do cristalino, o que permite melhor determinação do grau, e a própria dilatação da pupila, facilitando a avaliação da retina e nervo óptico. Os colírios utilizados são seguros, podendo ser usados em qualquer idade, e o seu efeito deixará a visão embaçada por cerca de 4 a 12 horas.

 

A PARTIR DE QUE IDADE A CRIANÇA PODE USAR ÓCULOS?

 

A prescrição dos óculos vai depender não só do valor do grau encontrado no exame, como também da idade da criança e doenças associadas, como estrabismo e catarata. Um bebê já pode precisar de óculos, e temos armações apropriadas para eles. Quanto mais precoce a indicação dos óculos, mais importante para permitir o desenvolvimento da acuidade visual da criança.

 

O USO DOS ÓCULOS VAI CURAR O GRAU?

 

Usar os óculos vai propiciar à criança uma boa acuidade visual, mas não vai curar o grau. O grau pode sofrer variações independente do uso dos óculos. É importante usar corretamente os óculos para possibilitar o correto desenvolvimento da visão e manter uma boa acuidade, sem queixas como dor de cabeça, piscar e ardor constante dos olhos e dificuldades de aprendizagem na escola. 

©  Direitos Reservados da BOA VISTA OFTALMOLOGIA. / RT: Dr Guilherme Alves. Crm 23701/DF

Qn 320 Conjunto 11, lote, 1/6 - Samambaia Sul,  Brasília - DF

Tel: (061) 3532-1478

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon