top of page

CATARATA / LENTES INTRAOCULARES

O QUE É?

 

A catarata consiste na opacificação do cristalino.  o cristalino e uma lente natural do olho de grande poder , responsável para ajudar a focalizar as imagens na retina. por esse motivo e necessário o implante de uma lente intra-ocular artificial apos a remoção do cristalino na cirurgia de catarata.

 

QUAIS OS SINTOMAS ?

 

 

Os  primeiros sintomas consistem na perda da visão de contraste (ou seja, dificuldade de identificar objetos com cores semelhantes). 

Com o aumento progressivo da catarata, dependendo do tipo, há diminuição na qualidade da visão, com piora durante o dia ou a noite, embaçamento da imagem, e até cegueira (reversível) quando a lente encontra-se com opacificação total. 

 

COMO TRATAR?

 

Não existe tratamento que previna o surgimento da Catarata e seu tratamento é unicamente cirúrgico. 

 

A cirurgia consiste na troca desta lente natural opacificada (Cristalino) por uma lente artificial transparente (denominada lente intra-ocular- ''LIO''). 

 

Atualmente  através da técnica cirúrgica facoemulsificação com micro incisão cirúrgica e anestesia tópica, possibilita oferecer um procedimento rápido , seguro e com recuperação visual precoce. 

 

Existem diversos tipos de LIOs e a escolha da LIO é feita mediante a realização de exames pré-operatório detalhados  e de forma personalizada, sendo então, indicada a melhor lente para cada caso. 

 

POSSO PARAR DE USAR ÓCULOS APÓS A CIRURGIA DE CATARATA?

 

Hoje em dia a cirurgia de catarata deixou de ser apenas um tratamento que visa melhorar a visão do paciente e passou a ser também um tratamento ''refrativo''- que visa diminuir a dependência dos óculos no pós-operatório. 

Assim na mesma cirurgia de catarata existe a possibilidade do implante de LIOs que possam corrigir o grau do paciente , assim eliminando o uso dos óculos.

bottom of page